O sistema imunológico é constituído por células e órgãos que atuam de forma coordenada, defendendo o corpo de agentes patógenos causadores de infecções, desde resfriados até doenças mais sérias. Assim como alguns hábitos podem influenciar negativamente o funcionamento desse sistema – como fumar, não controlar o peso corporal, abusar de bebidas alcoólicas e manter um estilo de vida não-saudável – outros podem ajudar a otimizar a sua eficiência, e é deles que vamos falar neste artigo. Confira a seguir!
1. Alimentos que oferecem aquela ajuda!
Como você tem se alimentado? Não é à toa que este é o primeiro tópico. Priorizar uma alimentação nutritiva e balanceada é a base para um corpo saudável. Evite alimentos industrializados, e aposte nesta seleção aliada do sistema imunológico:
Alho - rico em alicina;
Gengibre - um excelente antioxidante e antibacteriano;
Frutas cítricas – acerola, limão e laranja, que são fontes de vitamina C;
Sementes de girassol – possuem grandes quantidades de vitamina E;
Cenoura – contém betacaroteno, que no organismo é convertido em vitamina A;
Leguminosas – feijão e grão de bico, por exemplo, são boas fontes de zinco;
Kefir – fonte de probióticos.
Ah, e atenção total para a hidratação. Beba pelo menos 2 litros de água ao dia, favorecendo todas as atividades do organismo e estimulando a eliminação de toxinas.
Em alguns casos, pode ser necessário complementar a alimentação. Saiba mais sobre o suplemento de Vitamina C da Reativa: https://farmaciareativa.com.br/vitamina-c-500mg-60-capsulas
2. Controle o estresse e a ansiedade
O estresse e a preocupação em excesso são estados que influenciam negativamente a saúde como um todo, e impedem que o sistema imunológico trabalhe adequadamente. O ideal é buscar estratégias para conseguir lidar melhor com os desafios diários, e também para relaxar. Separe um tempo para você, tenha um hobby e momentos de prazer. Se sozinho estiver difícil, não deixe de procurar auxílio profissional. Essa pode ser a melhor maneira para você identificar os gatilhos que desencadeiam o estresse e a ansiedade no seu caso.
Leia também – Controle da ansiedade com ativos naturais: https://farmaciareativa.com.br/controle-da-ansiedade-com-ativos-naturais-saiba-mais-sobre-o-assunto
3. Tenha boas noites de sono
Estudos demonstram que a privação do sono está associada à baixa imunidade, favorecendo a ocorrência de infecções. Após um dia corrido e cheio de compromissos, o corpo precisa de reparação, e apenas uma boa noite de descanso é capaz de atender essa necessidade. Tente dormir de 6 a 8 horas por noite.
4. Fuja do sedentarismo
O corpo foi feito para se manter em movimento. Os exercícios físicos são fundamentais para o controle de peso, aumento da sensação de bem-estar e melhora do funcionamento do sistema imunológico. Comece com exercícios mais simples e de baixa intensidade, e vá evoluindo aos poucos, sempre de acordo com o seu condicionamento físico e particularidades.
5. Faça exames de rotina
Esta dica não aumenta a imunidade em si, mas identifica a necessidade de se realizar algum tratamento ou suplementação para melhorá-la. A falta de alguns nutrientes, como a vitamina D, por exemplo, pode ser um problema silencioso e que interfere no funcionamento das defesas do corpo, conforme apontam estudos. Faça exames de rotina periodicamente, e conte com a orientação de um profissional habilitado.
Fontes consultadas – Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana | Coronavírus – Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais