O Chá de Cavalinha é feito a partir da planta Equisetum arvense, encontrada originalmente em regiões pantanosas do Brasil, algumas áreas da Europa e também do Oriente Médio. A Cavalinha é um extrato vegetal fonte de minerais, vitaminas, flavonoides, alcaloides e saponinas, largamente utilizado e valorizado por suas propriedades. Confira este artigo até o final para entender como fazer e tomar o Chá de Cavalinha, além de descobrir quais são seus benefícios e contraindicações.
Talvez este assunto também seja interessante para você – melhor tratamento para celulite – saiba mais!
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAVALINHA
A Cavalinha é considerada um dos melhores diuréticos de origem vegetal, atuando na eliminação de fluidos sem causar alterações hidroeletrolíticas, favorecendo o processo de emagrecimento. Além de sua ação diurética, a Cavalinha possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e remineralizantes, auxiliando na melhora de problemas de circulação.
Saiba um pouco mais sobre os principais benefícios do chá de cavalinha, observados em alguns estudos:
POSSUI AÇÃO DIURÉTICA
A ação diurética do Chá de Cavalinha é muito conhecida, e é a responsável por seus efeitos positivos como adjuvante do processo de emagrecimento.
É RICO EM ANTIOXIDANTES
O Chá de Cavalinha é uma opção natural para ajudar no combate aos radicais livres, inibindo o estresse oxidativo das células e retardando o envelhecimento sistêmico.
REDUZ INFLAMAÇÕES
Uma pesquisa realizada em tubos de ensaio demonstra que a cavalinha pode auxiliar nos casos de doenças imunológicas inflamatórias, melhorando as células de defesa.
FAVORECE A SAÚDE DOS OSSOS
Um estudo in vitro demonstrou que o chá de cavalinha pode aumentar a densidade dos ossos, ajudando na regeneração óssea e prevenindo a osteoporose.
PODE AJUDAR NO CONTROLE DO DIABETES
Alguns estudos apontam que o consumo do Chá de Cavalinha pode auxiliar no controle da glicose no sangue e, consequentemente, ajudar nos casos de diabetes.
CHÁ DE CAVALINHA EMAGRECE?
Quando inserido em um conjunto de estratégias que visam a perda de peso corporal, o Chá de Cavalinha pode ajudar na redução da retenção de líquido e na eliminação de toxinas, ou seja, o extrato em si não promove a perda de gordura ou a aceleração do metabolismo, mas possui efeitos diuréticos e antioxidantes que influenciam positivamente o processo de emagrecimento.
COMO FAZER O CHÁ?
Para preparar o Chá de Cavalinha em casa, adicione 1 colher de sopa do talo desidratado em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba em até 12 horas, até 2 xícaras após as principais refeições.
O extrato de Cavalinha também pode ser encontrado em pó e em cápsulas, isoladamente, ou associado a outros componentes.
Aproveite para conhecer o Chá Emagrecedor da Reativa – desenvolvido com a combinação de Alcachofra, Chá Verde, Gengibre, Café Verde, Cavalinha, Capsiate, Citrus aurantium e Griffonia.
CHÁ DE CAVALINHA POSSUI CONTRAINDICAÇÕES?
O chá é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com insuficiência renal ou cardíaca. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem evitar seu consumo, tendo em vista a presença de substâncias que podem irritar a mucosa estomacal.
Indivíduos que fazem o uso de remédios anticoagulantes, anti-hipertensivos e diuréticos devem evitar o uso da cavalinha, já que nesses contextos ela é capaz de potencializar ou bloquear os efeitos desses medicamentos.
Estudos apontam que o extrato pode causar alterações hepáticas apenas a partir de um consumo diário exagerado e prolongado.
EFEITOS COLATERAIS
O Chá de Cavalinha é uma alternativa natural e segura quando administrada adequadamente, mediante a orientação de um médico, nutricionista ou profissional de saúde habilitado.
Efeitos colaterais são observados apenas mediante o uso desregrado e em grandes quantidades, podendo causar desidratação, diarreia, dores de cabeça, fraqueza muscular, entre outras alterações.
Fontes consultadas: VivaBem Uol | Minha Vida | Tua Saúde.