A libido é a busca instintiva por prazer sexual, ou também pode ser chamada de desejo sexual em homens e mulheres. Apesar de fazer parte do instinto humano, ela pode ser influenciada por diversos fatores, oscilando nas mais diferentes fases da vida – um período de estresse intenso ou preocupação, por exemplo, pode provocar a diminuição da libido.
A importância de uma vida sexual saudável
A saúde sexual é necessária para que haja bem-estar e qualidade de vida. Estudos apontam que a prática sexual é capaz de manter a saúde do coração, estimular a liberação de neurotransmissores que ajudam até no alívio de dores, favorecer o controle do estresse, melhorar a autoestima e reforçar as defesas naturais do corpo. Por isso, muito além do que momentos de prazer, uma vida sexual satisfatória faz parte de uma vida saudável como um todo.
Libido em baixa
Antes de entender como é possível melhorar e aumentar a libido, vamos falar um pouco mais sobre os fatores que podem influenciá-la negativamente. Os hormônios que controlam a libido são: a testosterona nos homens, e o estrogênio nas mulheres. A diminuição desses hormônios é uma das causas que leva à redução do desejo sexual, ou ainda, o uso de anticoncepcionais, traumas emocionais, problemas no relacionamento, dor durante a relação, o uso de determinados medicamentos, estresse, ansiedade e depressão, além de algumas condições específicas, como o hipotireoidismo. Maus hábitos como uma alimentação empobrecida em nutrientes e o sedentarismo, também podem fazer parte dos “inimigos” da libido.
No caso das mulheres, as alterações hormonais que ocorrem na menopausa costumam afetar a vida sexual – a falta de estrogênio interfere até mesmo na lubrificação vaginal, tornando a relação desconfortável. Durante a amamentação, o público feminino também pode notar falta de desejo sexual, o que é explicado pelo aumento da produção do hormônio prolactina, e redução do estrogênio.
Por outro lado, o desejo sexual feminino tende a aumentar durante a menstruação.
Conheça algumas fórmulas fitoterápicas que podem ajudar no aumento da Libido: https://farmaciareativa.com.br/libido
Como aumentar a libido
Como vimos, além de desequilíbrios hormonais, a falta de libido pode ter causa multifatorial, por isso, é fundamental buscar entender o que ocorre no seu caso específico, juntamente com seu médico de confiança.
No entanto, existem hábitos que podem ajudar a aumentar e manter o desejo sexual. Confira a seguir.
Alimentação balanceada
Uma alimentação rica em nutrientes vai proporcionar a energia necessária para as atividades do dia a dia, e claro, para uma boa disposição sexual. Além disso, alguns alimentos são conhecidos por favorecem a vontade de namorar: chocolate (prefira o cacau 70%), pimentas, canela e alimentos ricos em ômega 3, como peixes e azeite de oliva extravirgem.
Pratique atividades físicas regularmente
Estudos demonstram que uma vida ativa, incluindo exercícios físicos regulares, pode ajudar a prolongar a penetração, evitar a ejaculação precoce e aumentar a qualidade da vida sexual.
Passe longe do tabagismo
Fumar é prejudicial para a saúde como um todo, e também pode influenciar negativamente a vida sexual de homens e mulheres. Estudos apontam que fumantes homens possuem maiores chances de desenvolver problemas de ereção, enquanto as mulheres podem ter mais dificuldade em sentir prazer durante a relação.
Limite o consumo de bebidas alcoólicas
Apesar de muitas vezes ser associado como um recurso para relaxar e desinibir, o consumo de álcool em excesso, na verdade afeta o prazer, desidrata o corpo, dificulta a lubrificação, provoca dificuldades de ereção e interfere na obtenção do orgasmo, comprometendo o desempenho sexual. Tenha consciência e procure reduzir seu consumo!
Controle o estresse
Os estados de estresse provocam alterações hormonais, aumentando os níveis de substâncias como o cortisol, e não combinam com os momentos de prazer. Procure estratégias para relaxar e enfrentar os desafios diários de uma forma mais leve.
A ansiedade também pode ser prejudicial para uma vida sexual saudável. Saiba como você pode controlá-la:
https://farmaciareativa.com.br/qual-e-o-melhor-calmante-natural-saiba-mais-sobre-o-assunto
Fontes consultadas: Guia da Farmácia | Veja Saúde